↑ Retornar para Disciplinas

EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I

Os alunos que desejarem fazer a prova de recuperação (ver os critérios abaixo) devem demonstrar interesse enviando um e-mail com cópia para todos os professores da disciplina (Ilka, Patricia e Reginaldo) até o dia 18/12 (segunda-feira).

• T-P-I: 3-2-5
  • Introdução à anatomia e fisiopatologia humana; inflamação e resposta imunológica; introdução às principais técnicas de diagnóstico e terapia.
    Sistema cardiovascular: anatomia, fisiologia, fisiopatologia. Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados ao sistema cardiovascular.
    Sistema respiratório: anatomia, fisiologia, fisiopatologia. Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados ao sistema respiratório.
    Sistema endócrino: Fisiopatologia da diabetes, Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados à diabetes e às outras doenças comuns do sistema endócrino.

Horário e local:

• Diurno: Terça-feira: 10-13 h e Quinta-feira: 8-10 h, A1-S104 e O-L04, SBC.
  • Vespertino: Terça-feira: 14-17 h e Quinta-feira: 16-18 h, A1-S104 e O-L04, SBC.
  • Noturno: Terça-feira: 18-21 h e Quinta-feira: 21-23 h, A2-S106 e O-L04, SBC.
  • Obrigatório o uso de jaleco e seguir as normas de segurança durantes as aulas no laboratório.

Prova

• Prova com questões objetivas e/ou dissertativas, valendo de zero a dez, sobre o assunto abordado na disciplina.
  • Prova substitutiva somente em caso de ausência justificada no dia da prova. O deferimento ou não da justificativa fica a critério do docente.
  • Prova de recuperação (Exame) somente aos alunos que obtiverem conceito final D ou F. O conteúdo da prova de recuperação poderá abranger todos os assuntos abordados no quadrimestre letivo. A nota obtida no Exame NÃO substituirá qualquer nota anterior e a nota final (NF) do aluno após o exame será calculada da seguinte forma:

NF após exame = (NF + Nota no exame)/2

Atividades

• Durante as aulas atividades em grupo serão realizadas correspondendo ao tema/tópico do cronograma. Trazer livros texto das referências indicadas em cada aula. A participação individual do aluno será avaliada mediante frequência nas aulas (ver critério de avaliação).

Relatórios

• A partir dos roteiros disponibilizados no site, os alunos deverão elaborar um relatório que deverá ser entregue até o final das aulas práticas.

Avaliação de desempenho, frequência e critérios de aprovação

• Nota Final = wP*P1 + wP*P2 + wR*R

P1 e P2 são as notas das provas; R é a média dos relatórios das aulas práticas; e wP e wR são os pesos dados às provas e à média dos relatórios, respectivamente. Sendo que wR = 0,3*(freq/nAulas), onde freq é a frequência nas aulas e nAulas é o número de aulas no quadrimestre letivo. Por sua vez, wP = (1-wR)/2. Ou seja, quanto maior for a sua frequência nas aulas maior a importância da média dos relatórios na nota final. De qualquer forma, a nota dos relatórios só serão consideradas caso o seguinte critério for atendido: (P1+P2)/2 >= 4.

• A conversão para a escala de notas será: A >= 8,5;  8,5 > B >= 7,0; 6,0 >= C < 7,0; 5,0 >=  D < 6,0.
  • Frequência mínima de 75%

Nota sobre Workshop das Engenharias

Boa tarde alunos!

Como todos sabem, é necessário que o aluno apresente um certificado do Workshop das Engenharias (de qualquer palestra) para que tenha presença na aula de 24/10. Porém, se o aluno trouxer 2 ou mais certificados, estes valerão como uma atividade extra (semelhante às atividades dada em aula). Portanto, animem-se!

Abraços

Patricia, Ilka e Reginaldo

Faltas

• Faltas em aulas ou prova poderão ser abonadas apenas uma semana após ocorridas, mediante a apresentação de atestado ou algum documento que justifique a ausência. O deferimento ou não da justificativa fica a critério do docente.
  • Falta em aula prática: a atividade não poderá ser realizada em outra data e o relatório não poderá ser entregue posteriormente. Se a ausência for justificada (conforme descrito anteriormente) a atividade não será considerada na nota final. A ausência de justificativa implicará em nota zero no relatório. Os integrantes do grupo não poderão incluir o nome do aluno ausente no relatório.
  • Frequência mínima de 75%

Bibliografia Básica

1. ENDERLE, J. D., BLANCHARD, S. M., BRONZINO, J. D. Introduction to Biomedical Engineering. 2nd Ed. Elsevier Academic Press. 2005.
  2. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.1264 p.
  3. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Coleção completa. 22ª. ed. São Paulo: Guanabara, 2006. 864 p.

Bibliografia complementar

4. BRONZINO, J. D. Biomedical Engineering Handbook. Coleção completa. New York: CRC Press, 1999.

5. FMUSP. Clínica Medica. Coleção completa. São Paulo: Manole. 2009.

6. IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2005. 614 p.

7. MACHADO, Angelo. Neuroanatomia funcional. 2 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2006. 363 p.

8. NIGG, B. M.; HERZOG, W. Biomechanics of the musculo-skeletal system. New York: John Wiley & Sons, 1994.

Link permanente para este artigo: http://ebm.ufabc.edu.br/graduacao/disciplinas/en2319-bases-biologicas-para-engenharia-i/