↑ Retornar para Disciplinas

EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I

O exame (recuperação) será aplicado em 22/02 das 19-21 h na sala A2-S205. A prova de recuperação é opcional apenas para os alunos com conceito final D ou F e não substituirá qualquer nota obtida na disciplina.

• T-P-I: 3-2-5
  • Introdução à anatomia e fisiopatologia humana; inflamação e resposta imunológica; introdução às principais técnicas de diagnóstico e terapia.
    Sistema cardiovascular: anatomia, fisiologia, fisiopatologia. Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados ao sistema cardiovascular.
    Sistema respiratório: anatomia, fisiologia, fisiopatologia. Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados ao sistema respiratório.
    Sistema endócrino: Fisiopatologia da diabetes, Técnicas de monitorização, diagnóstico e terapêutica aplicados à diabetes e às outras doenças comuns do sistema endócrino.

Horário e local:

• Diurno: Segunda-feira 10-13 h e Quarta-feira 8-10 h
  • Vespertino: Terça-feira 14-17 h e Quinta-feira 16-18 h
  • Noturno: Terça-feira 18-21h e Quinta-feira 21-23 h
  • Obrigatório o uso de jaleco e seguir as normas de segurança durantes as aulas no laboratório.

Estágio em docência

• Katia Inomata (katia.inomata at uol.com.br)

Trabalhos em grupo

Dois trabalhos em grupo deverão ser entregues de acordo com as especificações abaixo.

• Sistema cardíaco (entrega até 24/10) por e-mail para reginaldo.fukuchi at ufabc.edu.br
  • Sistema respiratório (entrega até 18/11) por e-mail para ilka.kato at ufabc.edu.br

Veja as normas para preparar e submeter trabalhos.

Prova

• Prova com questões dissertativas e/ou objetivas sobre o assunto abordado na disciplina
  • Prova substitutiva somente em caso de ausência justificada no dia da prova. O deferimento ou não da justificativa fica a critério do docente.

Avaliação de desempenho e critérios de aprovação

• Nota Final = 0,35*Prova1 + 0,35*Prova2 + 0,15*atividades + 0,15*relatórios

Atividades: presença e participação nas atividades realizadas durante as aulas e desempenho nas atividades extraclasse (trabalhos).

Relatórios: relatórios sobre as aulas práticas que deverão ser entregues no final das aulas práticas.

Nota das atividades e relatórios só farão parte da nota final quando (P1+P2)/2 >= 4,0 (quatro pontos).

Faltas em aulas ou prova poderão ser abonadas apenas uma semana após ocorridas, mediante a apresentação de atestado ou algum documento que justifique a ausência. O deferimento ou não da justificativa fica a critério do docente.

Falta em aula prática: a atividade não poderá ser realizada em outra data e o relatório não poderá ser entregue posteriormente. Se a ausência for justificada (conforme descrito anteriormente) a atividade não será considerada na nota final. A ausência de justificativa implicará em nota zero no relatório. Os integrantes do grupo não poderão incluir o nome do aluno ausente no relatório.

• A conversão para a escala de notas será:A >= 8,5;  8,5 > B >= 7,0; 7,0 > C =< 6,0; 6,0 > D =< 5,0; F < 5,0.
  • Frequência mínima de 75%

Referências bibliográficas

1. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  2. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Coleção completa. 22ª. ed. São Paulo: Guanabara, 2006. 864 p.
  3. ENDERLE, J. D., BLANCHARD, S. M., BRONZINO, J. D. Introduction to Biomedical Engineering. 2nd Ed. Elsevier Academic Press. 2005.
  4. BRONZINO, J.D. Biomedical Engineering Handbook. Coleção Completa, New York: CRC Press, 1999.
  5. FMUSP. Clínica Medica. Coleção completa. São Paulo: Manole. 2009.
  6. CURRY, T.S.; DOWDEY, J.E.; MURRY, R.C. Christensen´s Physics of Diagnostic Radiology, London: Lea & Febiger, 1990.
  7. WAGNER, G.S.; MARRIOTT, B. Eletrocardiografia prática. 11ª Ed. São Paulo: Guanabara. 2009. 488 p.
  8. CARVALHO, C.R.R. Fisiopatologia respiratória. Coleção Fisiopatologia Clínica 3. São Paulo: Atheneu. 2005. 370 p.
  9. Marieb, E.N.; Hoehn, K. Human Anatomy and Physiology. 7th 2007. Pearson Education Inc.

Notas da P1. Gabarito das questões: matutino, vespertino e noturno.

Link permanente para este artigo: http://ebm.ufabc.edu.br/graduacao/disciplinas/en2319-bases-biologicas-para-engenharia-i/