↑ Retornar para Disciplinas do PPGEBM

EBM 119 – Estágio em Docência

•  Coordenador do PPGEBM ou docente do Programa indicado pela Coordenação

• O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação do aluno de pós-graduação quanto à docência de nível superior. O estágio em docência pode incluir as seguintes atividades a serem realizadas pelo aluno:  I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula; II- preparar aulas teóricas e/ou práticas; III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina; IV- corrigir exercícios e/ou provas e V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.
  • Carga hortária: 24 h (2 créditos).
  • A atividade do aluno é a realização do estágio em docência em alguma disciplina do curso de graduação da Engenharia Biomédica na UFABC. Para tanto, o aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto descrevendo em qual disciplina pretende atuar e quais atividades pretende realizar, com respectivo cronograma. Este plano de trabalho deve ter a anuência do professor da disciplina que o aluno irá atuar e de seu orientador. Ao final do estágio na disciplina, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre suas atividades realizadas no estágio em docência.
  • Mais informações: Resolução do CONSEPE n.° 75 – Normatiza os procedimentos para realização de Estágio de Docência na Pós-Graduação.

A disciplina não possui atividade semanal em sala de aula. Eventualmente são realizadas reuniões entre o docente responsável e os alunos matriculados para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

No início do quadrimestre, o docente responsável encaminha email aos alunos matriculados esclarecendo o procedimento para o quadrimestre em questão e definindo o calendário para entrega do plano de trabalho e relatório final.

Avaliação

• O aluno será avaliado pelo plano de trabalho e relatório de estágio apresentados, sendo que o relatório final deverá ser entregue com a avaliação do professor responsável pela disciplina.

Modelos (Disponíveis para download)

Referências

• MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p.
  • CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p.

Link permanente para este artigo: http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/ebm-119-estagio-em-docencia/