↑ Voltar para Disciplinas do PPGEBM

Seminários em Engenharia Biomédica

Disciplinas

• Aqui estarão disponíveis as informações a respeito das disciplinas EBM 127 – Seminários I em Engenharia Biomédica, EBM 128 – Seminários II em Engenharia Biomédica e EBM 129 – Seminários III em Engenharia Biomédica.

• Apresentação e discussão do conhecimento científico contemporâneo envolvendo as linhas de pesquisa em engenharia biomédica na forma de seminários com o objetivo de aprofundar o conhecimento científico dos alunos em tópicos modernos.

Regulamento

• Em cada uma das disciplinas, o aluno deverá assistir 12 horas de seminários e entregar ao docente uma resenha crítica sobre cada seminário assistido. Essa resenha tem o objetivo de desenvolver a crítica científica do aluno, por isso ela deve conter uma descrição do tema abordado e a opinião crítica do aluno a respeito do método utilizado, dos resultados apresentados e da sua análise.
  • Serão caracterizados como seminários as Palestras de divulgação científica que ocorrerem em qualquer evento da UFABC, as Defesas de trabalho de graduação dos alunos da UFABC, os Exames de qualificação em quaisquer um dos programas de pós-graduação da UFABC, as Defesas de dissertação dos programas de pós-graduação da UFABC e as Defesas de tese dos programas de pós-graduação da UFABC.
  • Cada Hora de Palestra de divulgação científica equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Defesa de trabalho de graduação equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Exame de qualificação equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Defesa de mestrado equivale a 2 horas de seminário assistido.
  • Cada Defesa de doutorado equivale a 3 horas de seminário assistido.
  • A resenha crítica de defesas de mestrado e doutorado deve conter uma análise sobre a apresentação da pesquisa e sobre os comentários do primeiro membro da banca a arguir o candidato à titulação.
  • Só serão validados os seminários que ocorram dentro das dependências da UFABC, com o único intuito de controle das atividades.
  • As atividades escolhidas poderão ser de qualquer tema de interesse do discente, porém é importante que incluam atividades referentes à áreas relacionadas à Engenharia Biomédica.
  • A possibilidade de assistir seminários de outros programas de pós-graduação não isenta o PPGEBM de oferecer os seus próprios seminários.

ATENÇÃO

Ao final do quadrimestre o aluno matriculado na disciplina deverá entregar ao docente responsável:

1. Certificado de participação ou declaração de participação evento – para cada um dos eventos;
  2. Ficha com informação de todos os eventos em que participou;
  3. Resenha de cada evento.
  4. Para o 2019.Q1, encaminhar por e-mail os documentos digitalizados para o prof. marcos duarte até o último dia letivo.

Agenda

Link permanente para este artigo: http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/ebm101-seminarios-em-engenharia-biomedica/