↑ Retornar para Disciplinas do PPGEBM

Seminários em Engenharia Biomédica

ATENÇÃO  !!!! Conforme já informado pela coordenação do PPGEBM, a partir do 2Q/2017 não é  mais possível lançar o conceito “J”  e, por isso a coordenação recomenda que o aluno acumule participação em atividades antes de realizar a matrícula nas disciplinas “Seminários I, II ou III”. Os docentes responsáveis pelas disciplinas são orientados a aceitarem participação em atividades realizadas no quadrimestre e/ou até 1 (um) quadrimestre anterior .

Disciplinas

• Aqui estarão disponíveis as informações a respeito das disciplinas EBM 121 – Seminários I em Engenharia Biomédica, EBM 122 – Seminários II em Engenharia Biomédica e EBM 123 – Seminários III em Engenharia Biomédica.

• Apresentação e discussão do conhecimento científico contemporâneo envolvendo as linhas de pesquisa em engenharia biomédica na forma de seminários com o objetivo de aprofundar o conhecimento científico dos alunos em tópicos modernos.

Regulamento

• Em cada uma das disciplinas, o aluno deverá assistir 12 horas de seminários e entregar ao docente uma resenha crítica sobre cada seminário assistido. Essa resenha tem o objetivo de desenvolver a crítica científica do aluno, por isso ela deve conter uma descrição do tema abordado e a opinião crítica do aluno a respeito do método utilizado, dos resultados apresentados e da sua análise.
  • Serão caracterizados como seminários as Palestras de divulgação científica, as Defesas de trabalho de graduação, os Exames de qualificação dos programas de pós-graduação da UFABC, as Defesas de dissertação dos programas de pós-graduação da UFABC e as Defesas de tese dos programas de pós-graduação da UFABC.
  • Cada Palestra de divulgação científica equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Defesa de trabalho de graduação equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Exame de qualificação equivale a 1 hora de seminário assistido.
  • Cada Defesa de mestrado equivale a 2 horas de seminário assistido.
  • Cada Defesa de doutorado equivale a 3 horas de seminário assistido.
  • A resenha crítica de defesas de mestrado e doutorado deve conter uma análise sobre a apresentação da pesquisa e sobre os comentários do primeiro membro da banca a arguir o candidato à titulação.
  • Só serão validados os seminários que ocorram dentro das dependências da UFABC, com o único intuito de controle das atividades.
  • As atividades escolhidas poderão ser de qualquer tema de interesse do discente, porém é importante que incluam atividades referentes à áreas relacionadas à Engenharia Biomédica.
  • A possibilidade de assistir seminários de outros programas de pós-graduação não isenta o PPGEBM de oferecer os seus próprios seminários.

ATENÇÃO: Ao final do quadrimestre o aluno matriculado na disciplina deverá entregar ao docente responsável:

1. Certificado de participação ou declaração de participação evento – para cada um dos eventos;
  2. Ficha com informação de todos os eventos em que participou;
  3. Resenha de cada evento.

Agendas 2017

1. Seminários em Engenharia Biomédica

2. Agenda de eventos UFABC

3. Agenda de bancas de defesa na UFABC