↑ Retornar para Pós-graduação

Perguntas frequentes

Sumário

Solicitações à Comissão de Pós-Graduação da UFABC: cursos.pos@ufabc.edu.br

Solicitações à Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica: ppgebm@ufabc.edu.br


Se você pretende cursar o mestrado

  • O que eu tenho que fazer no mestrado? Em quanto tempo? Que disciplinas tenho que cursar?

Leia sobre estas coisas na página inicial da pós-graduação.

  • O que é melhor, fazer pós-graduação direto depois da graduação ou ir trabalhar em uma empresa?

É difícil generalizar uma resposta para esta pergunta, depende do que você quer e de cada área. Claramente para quem pretende seguir a carreira acadêmica (se tornar um pesquisador e/ou professor numa universidade ou instituto de pesquisa), o caminho mais comum é ir para a pós-graduação. Mas mesmo neste caso, ganhar um pouco de experiência na ‘indústria’ não inviabiliza sua entrada na pós-graduação mais tarde. Com certeza, não espere ganhar muito dinheiro na pós-graduação; provavelmente você mal vai sobreviver durante este período: muito trabalho e pouca remuneração. Veja a pós-graduação como um investimento na sua carreira e como a porta de entrada para o fascinante mundo da pesquisa em ciência e tecnologia.

  • Não sou formada em engenharia e na verdade nem gosto de física e matemática. Posso fazer o mestrado em engenharia biomédica?

Não há problema algum em não ser da área de exatas. A pós-graduação em engenharia biomédica oferece disciplinas de exatas para alunos das áreas biológicas e saúde e você também poderá fazer disciplinas de graduação na área de exatas para consolidar alguns conceitos fundamentais (mas isto depende de cada orientador). Agora quanto a não gostar de física e matemática e querer fazer pós-graduação em engenharia biomédica, não faz sentido, procure outra coisa para fazer.

  • Eu me formei no Bacharelado em Ciência & Tecnologia na UFABC mas ainda não no curso de engenharia. Já posso me inscrever no mestrado?

Sim, você já é formado em um curso de terceiro grau e pode se inscrever no mestrado. No entanto, o ideal seria se você se inscrevesse no mestrado no último ano de seu curso de engenharia (o quinto ano, desde que você não tenha muitas disciplinas ainda para cursar) e assim, após se formar em engenharia você teria o segundo ano do mestrado totalmente livre para se dedicar a ele. Isto significa que em seis anos você teria a graduação e pós-graduação.

  • Qual é o endereço de vocês?

O e-mail de nossa pós-graduação é ppgeb@ufabc.edu.br. O endereço da UFABC está no rodapé desta página. O endereço de cada professor está na página dele, veja a página Orientadores.

  • Em qual campus da UFABC está o curso de pós-graduação da Engenharia Biomédica?

Até 2013, tudo acontece no campus de Santo André. A partir de 2016 o curso de Engenharia Biomédica será formalmente transferido para o campus de São Bernardo do Campo e lá estarão grande parte dos professores, laboratórios e aulas do curso. Mas a UFABC é multi-campi (por exemplo, a secretaria da Pró-Reitoria de Pós-graduação e disciplinas de outros cursos ficam no campus de Santo André). Então, embora quase tudo relacionado à Engenharia Biomédica deverá ocorrer no campus de São Bernardo do Campo a partir de 2016, esteja disposto a fazer algumas coisas no campus de Santo André.

  • Gostaria de visitar a UFABC e conhecer mais sobre o curso de engenharia biomédica. Como posso fazer isto?

Entre em contato com qualquer um de nossos orientadores, veja a página Orientadores, de preferência algum orientador na área de pesquisa que você mais se identifica, e marque uma visita.

  • Quais são os custos do mestrado?

A graduação e pós-graduação acadêmica em universidades publicas brasileiras são gratuitas. Há a possibilidade de ter bolsa de estudos (no mestrado a bolsa é da ordem de 1300 reais) mas neste caso é necessária dedicação integral aos estudos.

  • Trabalho meio período de segunda à sexta, há necessidade de disponibilidade integral para fazer o mestrado?

A qualidade de seus estudos tipicamente é proporcional ao seu tempo de dedicação aos estudos. Portanto, se você trabalha meio período em outra coisa é pouco provável que você consiga fazer algo com qualidade e que seu orientador seja feliz. Outro problema é que as disciplinas que você deverá cursar são geralmente oferecidas à tarde aqui na UFABC.

  • Trabalho em horário comercial (8 ás 17 h) de segunda à sexta, há necessidade de disponibilidade integral para fazer o mestrado?
    É pouco provável que voce tenha rendimento nos estudos de pós-graduação trabalhando em período integral. Outro problema é que as disciplinas que você deverá cursar são geralmente oferecidas à tarde aqui na UFABC.
  • Posso cursar disciplina da pós-graduação sem ser aluno de pós?

Sim e há duas formas para isto: ou você assiste à disciplina como aluno especial ou como aluno ouvinte. Veja as condições para se matricular como aluno especial e quais disciplinas estão sendo oferecidas em http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/. Como aluno ouvinte, é só conversar com o professor da disciplina para ter a autorização dele. A vantagem de ser aluno especial é que você poderá aproveitar esta disciplina se fizer pós-graduação com a gente mais tarde. Mais informações em http://propg.ufabc.edu.br/.

Sobre o processo seletivo para entrar no mestrado

  • Os candidatos serão selecionados por processo seletivo, certo?

Sim, a entrada será por processo seletivo; veja a página Processo seletivo.

  • Quanto é a taxa de inscrição para o processo seletivo?

Zero.

  • Quando é o próximo processo seletivo?
O processo de seleção é anual e é realizado 2 vezes ao ano: um para o ingresso em fevereiro e outro para ingresso em setembro; veja mais sobre isto em: http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/processo-seletivo/. Enquanto isto, procure um orientador do curso para demonstrar seu interesse e fazer estágio com ele, por exemplo.
  • Posso ingressar na pós-graduação sem orientador?

Não. Você precisa de orientador e este de aluno.

  • Mas pelo menos para o processo seletivo posso me inscrever sem ter orientador?

Não, já para o processo seletivo você tem que ter um orientador. Veja a página Processo seletivo.

  • Em relação aos orientadores posso entrar em contato com qualquer um deles da lista ou vocês indicam alguém para um primeiro contato?

Sim, você deve conversar com orientadores do curso segundo seus interesses de pesquisa. Descubra o que eles fazem (visite a página pessoal deles a partir da página Orientadores e veja o currículo Lattes deles). São todos acessíveis e simpáticos!

  • Como será a prova escrita?

A prova escrita constará de questões de matemática elementar e questões sobre sua área de interesse. Veja a página com o conteúdo programático da prova. A pós-graduação em engenharia biomédica admite candidatos com formação em exatas e biológicas e por isto a prova irá refletir esta diversidade.

  • Como será a prova de inglês?
    Com esta prova queremos saber se você compreende um texto científico em inglês, a lingua franca da ciência. A prova de inglês terá textos em inglês de compreensão simples para que o candidato traduza-os (sem auxílio de um dicionário) e responda perguntas.
  • O que é currículo Lattes?

Direto da fonte: “Plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.”.

Se você está cursando o mestrado

  • Como eu faço para me matricular no curso e nas disciplinas?

Dúvidas sobre a matrícula, converse com a Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFABC. LOCAL DE ATENDIMENTO: Avenida dos Estados, 5001 – Bairro Bangu – Santo André – SP – Bloco B, 3º andar – Sala 302 A. Horário de Atendimento: das 09h às 16h. Dúvidas sobre matrícula: matricula.propg@ufabc.edu.br.

  • Qual é o endereço da secretaria acadêmica da pós-graduação em Engenharia Biomédica?

Acesse http://propg.ufabc.edu.br/secretaria-academica.html.

  • Quais são os valores das bolsas de pós-graduação da UFABC e o que tenho que fazer para pedir bolsa da UFABC ou CAPES?

Veja os valores das bolsas e formulários e documentos necessários em http://propg.ufabc.edu.br/bolsas.html.

  • Posso obter auxílio para participar de um evento onde apresentarei um trabalho relacionado ao meu projeto de pesquisa de mestrado?

Sim, você tem direito à auxílio para apresentar trabalho em eventos e sua participação em eventos é muito importante para sua formação e para a UFABC. Não perca a chance de poder apresentar seu trabalho para a comunidade e conhecer outros pesquisadores e trabalhos. Acesse a página da CPG com informações de como solicitar auxílio (há uma pequena burocracia para tanto, mas compensa): http://propg.ufabc.edu.br/auxilios.html.

  • Onde estão as normas internas da pós-graduação em Engenharia Biomédica da UFABC?

Acesse http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/legislacao/.

  • Posso cursar disciplinas fora do curso de Engenharia Biomédica e aproveitá-las em créditos do meus mestrado?

Sim. É possível o aproveitamento (disciplinas cursadas na UFABC), convalidação (disciplinas de outras instituições de ensino) e transferência de disciplina. No entanto, a pertinência destas disciplinas para o mestrado de cada aluno será julgada pela Coordenação do curso de pós-graduação da Engenharia Biomédica e aceitação destas disciplinas não é automática. Se necessário, é possível fazer uma consulta précia a esta Coordenação antes de cursar as disciplinas. Veja o formulário para fazer solicitação de aproveitamento, convalidação ou transferência após ter cursado a disciplina:  ARQUIVO DOCARQUIVO .PDF, ARQUIVO .ODT.

  • Posso utilizar a participação em congresso e publicação de artigo como parte dos créditos do mestrado?

Sim. É possível e a pertienência destes itens para o mestrado do aluno será julgada pela Coordenação do curso de pós-graduação da Engenharia Biomédica. Veja o formulário para esta solicitação: ARQUIVO .DOCARQUIVO .PDFARQUIVO .ODT.

  • Posso solicitar auxílio para publicação/ revisão/ tradução de artigos relacionados ao meu projeto?

Sim. Veja o formulário para esta solicitação: ARQUIVO .DOC, ARQUIVO .PDF, ARQUIVO .ODT. Nào esqueça de observar a CI 107/2011, que dispõe sobre a dispensa de licitação.

Outros

  • Vocês não tem programa de doutorado?

Não, ainda. Pretendemos ter um curso de doutorado dentro de alguns poucos anos.

  • Posso cursar disciplina da pós-graduação sem ser aluno?

Sim e há duas formas para isto: ou você assiste à disciplina como aluno especial ou como aluno ouvinte. Veja as condições para se matricular como aluno especial e quais disciplinas estão sendo oferecidas em http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/. Como aluno ouvinte, é só conversar com o professor da disciplina para ter a autorização dele. A vantagem de ser aluno especial é que você poderá aproveitar esta disciplina se fizer pós-graduação com a gente mais tarde.

  • Não faço parte do curso de Engenharia Biomédica da UFABC, mas posso me credenciar como orientador no curso de pós-graduação?

Sim, mas há alguns critérios para credenciamento de orientadores externos. Veja a página Orientadores.

  • Um título de pós-graduação (mestrado e doutorado) obtido no exterior é válido no Brasil?

SIm se for reconhecido por alguma universidade brasileira. Leia sobre isto no site da CAPES.

Sim, a pós-graduação em Engenharia Biomédica da UFABC está aberta à sua inscrição na pós-graduação pelo programa da OEA. A UFABC tem bolsas disponíveis para os candidatos via OEA ou alternativamente você pode prestar para a pós-graduação direto na UFABC, onde também temos bolsas.
Veja a lista de todos os cursos de pós-graduação da UFABC em http://propg.ufabc.edu.br/programas-de-pos-graduacao.html. Veja a lista dos orientadores da pós-graduação em Engenharia Biomédica em http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=2888.
Agora você deve prestar o concurso na OEA, indicar o nome da UFABC, que mais tarde a UFABC entrará neste processo para manisfestar interesse caso você seja aprovado. A UFABC fará uma etapa interna de distribuição dos alunos em função dos interesses de cada aluna e de cada curso da UFABC.

Link permanente para este artigo: http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/faq/