↑ Voltar para Disciplinas do PPGEBM

EBM 103 – Anatomia e Fisiologia

• Fisiologia celular e de membranas. Fisiologia cardiorrespiratória. Fisiologia sistema digestivo. Fisiologia sistema renal e controle do meio interno. Sistema nervoso autônomo. Sistema endócrino. Sistema músculo-esquelético.

Local e Horário

• Quintas-feiras das 14 às 18 h, QS 2021.1, oferta modali

Frequência e critérios de avaliação

• A avaliação dos alunos acontecerá com questionários semanais e um seminário. A frequência dos alunos, presença, será indicada pela entrega dos questionários semanais

Referências Biliográficas – Oferta Presencial

TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 12a ed., São Paulo: Guanabara, 2010.
GUYTON , A.C., Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 11ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Coleção completa. 22ª. ed. São Paulo: Guanabara, 2013.
MARTINS MA et al., Clinica Médica, coleção completa, Manole, 2009.
CARVALHO, C.R.R. Fisiopatologia respiratória. Coleção Fisiopatologia Clínica 3. São Paulo: Atheneu. 2005.
MACHADO, A.;  HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

Livros Encontrados no Googlebooks

TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 10ª edição, São Paulo: Guanabara, 2017.
GUYTON , A.C., Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 11ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
MARIEB, B. et al. Anatomia Humana, 3ª edição, Artmed , 2009.
TANK, P.W. Atlas de Anatomia Humana. Editora Artmed, 2009.
APPLEGATE, E. Anatomia e fisiologia. 4ª edição, 2012.
RANCANO, J. Grande Atlas Do Corpo Humano. Editora Manole, 2007.
Sites interessantes
Anatomy Atlases / R A Bergman
Anatomia e Fisiologia Humanas / Profª Drª Ana Luisa Miranda-Vilela

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/ebm-103-anatomia-e-fisiologia/