↑ Voltar para Processo Seletivo 2012

Edital 01/2012

Pós-Graduação em Engenharia Biomédica

 

EDITAL Nº 01/2012

Processo Seletivo para Mestrado do Curso de Engenharia Biomédica

Quadrimestre 2012.3

 

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC -UFABC torna pública a abertura das inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no Mestrado Acadêmico “Stricto Sensu” com início previsto para Setembro de 2012, e estabelece as normas e procedimentos para o processo de seleção de candidatos.

 

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Para a inscrição no processo seletivo, os solicitantes devem comprovar, na ocasião da solicitação de inscrição, a conclusão de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC, em qualquer área de conhecimento, até a data da matrícula no curso.

1.2. A seleção dos candidatos será realizada a partir da análise de currículo e histórico da graduação, prova escrita geral, proficiência em inglês e entrevista.

1.3 O candidato pode inscrever-se para o processo seletivo sem ou com a anuência de um orientador do quadro de orientadores permanentes cadastrados no programa (disponível na página http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=2888). No entanto, para o candidato que não apresentar um orientador no momento de sua inscrição, seu ingresso no curso será condicionado ao aceite por um dos orientadores do quadro permanente de orientadores.

1.4. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo de que trata o presente edital.

1.5. A realização do processo seletivo será coordenada pela Comissão de Seleção, a Comissão será presidida pela coordenação do curso.

 

2. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

2.1 O calendário de inscrição, seleção e início das aulas para o terceiro quadrimestre do ano de 2012 é apresentado abaixo:

 

Prazo de inscrição

16 de maio a 22 de junho de 2012

Divulgação das inscrições homologadas

27 de junho de 2012

Prazo para recurso das inscrições indeferidas

29 de junho de 2012

Resultado dos recursos das inscrições

2 de junho de 2012

Prova escrita geral e de proficiência em Inglês

3 de julho de 2012

Divulgação do resultado das provas

6 de julho de 2012

Entrevista

10 ou 11 de julho de 2012

Divulgação do resultado da avaliação

13 de julho de 2012

Prazo para apresentação de orientador para os candidatos sem orientador

20 de julho de 2012

Divulgação do resultado final

24 de julho de 2012

Matrícula

10 a 14 de setembro de 2012

Ajuste de matrícula

17 a 19 de setembro de 2012

Aprovação das matrículas

20 a 21 de setembro de 2012

Início das aulas

17 de setembro de 2012

 

3. DAS VAGAS OFERECIDAS

3.1 Serão oferecidas 15 (quinze) vagas de Mestrado. O número exato de vagas poderá sofrer alteração em função da existência de candidatos aptos nos termos do presente Edital.

 

4. DA INSCRIÇÃO

4.1. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1.                I.        Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível em http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=2939);
  2.               II.        Cópia do RG e CPF;
  3.             III.        Cópia do RNE, no caso de estrangeiro, (se não possuir o RNE, para inscrição será aceita cópia do passaporte);
  4.            IV.        Cópia do certificado de conclusão e histórico escolar da graduação;
  5.              V.        Cópia do certificado de conclusão e histórico de curso de pós-graduação se houver;
  6.            VI.        Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) atualizado do candidato;
  7.           VII.        Somente para o candidato que não possuir orientador do quadro de orientadores permanentes cadastrados no programa: carta descrevendo seus interesses específicos em pesquisa.
  8.          VIII.        Somente para o candidato que já possuir orientador do quadro de orientadores permanentes cadastrados no programa: projeto de pesquisa resumido elaborado pelo candidato e seu orientador com no máximo 10 páginas e contendo os seguintes itens: título, nome do candidato, nome do orientador, introdução e justificativa com síntese da bibliografia relevante, objetivos, plano de trabalho e cronograma de sua execução; materiais e métodos, forma de análise dos resultados, referências bibliográficas;

 

Os documentos citados deverão ser enviados em formato digital, em um único arquivo compactado, para o e-mail pgebm@ufabc.edu.br. O assunto da mensagem deve ser “Inscrição” seguida do nome completo do candidato.

 

5. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

5.1. Dos Critérios de Seleção

O processo seletivo para o ingresso no curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica é elaborado e realizado pela Comissão de Seleção constituída por docentes do curso. Os critérios de seleção e classificação são baseados em:

  1.                I.        Prova escrita geral
  2.               II.        Análise de currículo
  3.             III.        Análise do Histórico escolar
  4.            IV.        Entrevista

 

5.1.2. Prova escrita geral

O exame escrito será constituído por um conjunto de questões dissertativas sobre conceitos relacionados à Engenharia Biomédica e sobre conceitos básicos de matemática. A bibliografia recomendada para a prova escrita está disponível na página http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=2939. O exame escrito tem caráter eliminatório (a nota mínima para aprovação é 6,0 (seis)), sendo também considerado para a classificação final e concessão de bolsas de estudo aos candidatos que fizeram a solicitação no preenchimento do formulário de inscrição.

Serão desclassificados os candidatos que chegarem atrasados no local da prova escrita.

 

5.1.3. Prova de proficiência em língua estrangeira (inglês)

Os candidatos deverão realizar exame de suficiência em língua estrangeira – inglês, junto com a prova escrita. O exame de inglês será constituído por tradução e interpretação de textos da área de engenharia biomédica do inglês para o português.

Caso seja identificado domínio insuficiente da língua por ocasião do ingresso, o aluno regularmente matriculado no curso deverá realizar novo exame de suficiência no prazo máximo de 12 meses após seu ingresso – em prova a ser aplicada conforme calendário a ser divulgado pela Coordenação do curso. Em caso de reprovação sucessiva no exame de suficiência o aluno poderá ser excluído do programa de Pós-Graduação.

Caso o candidato possua comprovante de proficiência em língua estrangeira (inglês) deverá apresentá-lo junto aos documentos de inscrição e este deverá ter como data limite de 2 (dois) anos anteriores à data da inscrição, ou comprovar a naturalidade em país de língua inglesa e exame de proficiência em português. Serão aceitos como comprovantes de proficiência:

▪ TOEFL (Test of English as a Foreign Language), teste com o resultado mínimo de 79-80 pontos se executado pela Internet, e de 213 pontos se por computador ou de 550 pontos se em papel;

▪ IELTS (International English Language Test), com o mínimo de 6,0 pontos.

 

5.1.4. Entrevista

Os candidatos selecionados serão arguidos por uma banca examinadora, indicada pela Comissão de Seleção, sobre questões referentes aos seus interesses de pesquisa e ao seu percurso acadêmico. A banca examinadora disporá de 30 (trinta) minutos para realização da entrevista.

 

6. DA APRESENTAÇÃO DE UM ORIENTADOR

Para o candidato que não apresentar um orientador no momento de sua inscrição no processo seletivo, seu ingresso no curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica será condicionado ao aceite por um dos orientadores do quadro permanente de orientadores até 7 (sete) dias após a divulgação do resultado da avaliação do processo seletivo (ver datas no item 2.1). O aceite por um dos orientadores deverá ser manifestado em carta assinada pelo candidato e pelo orientador segundo o modelo disponível em http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=2939 e nesta ocasião também deverá ser apresentado projeto de pesquisa resumido (com o conteúdo descrito no item 4.1.VIII). Estes dois documentos deverão ser enviados em formato digital, em um único arquivo compactado, para o e-mail pgebm@ufabc.edu.br. O assunto da mensagem deve ser “Inscrição” seguida dos nomes completos do candidato e do orientador até 7 (sete) dias após a divulgação do resultado da avaliação do processo seletivo. O original da carta de aceite do aluno pelo orientador com as devidas assinaturas deverá ser entregue para a coordenação de Pós-graduação em Engenharia Biomédica também até 7 (sete) dias após a divulgação do resultado da avaliação do processo seletivo

 

7. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

6.1 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato que:

  1.                I.        Prestar declarações ou apresentar documentos falsos, em quaisquer das etapas da seleção;
  2.               II.        Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste edital;
  3.             III.        Não apresentar-se à entrevista na data, horário e local especificado.

É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da publicação de todos os atos, editais e comunicados referente a esse processo divulgados na página eletrônica oficial da Universidade Federal do ABC (http://www.ufabc.edu.br) e na página eletrônica do curso de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=430).

 

8. DO RESULTADO

O resultado final contendo a classificação em ordem de prioridade para atribuição de bolsas será publicado na página do curso de Engenharia Biomédica na internet, no endereço http://ebm.ufabc.edu.br/?page_id=430.

 

9. DA MATRÍCULA

Os candidatos aprovados no processo seletivo e com orientador devidamente apresentado deverão efetuar sua matrícula na Secretaria de Pós-graduação, localizada no campus Santo André da Universidade Federal do ABC, Bloco B, 8º andar, no período de 10 a 14 de setembro de 2012.

A matrícula deverá ser feita pessoalmente ou mediante procuração simples (de próprio punho), mediante apresentação de documento original de identificação com foto do representante.

Para a matrícula, deverão ser apresentados os seguintes documentos (original e uma cópia simples – frente e verso):

  1. RG;
  2. RNE ou passaporte com visto para estudante (somente para alunos estrangeiros);
  3. CPF;
  4. Certificado de Reservista para os homens;
  5. Certidão de Casamento, se houver;
  6. Comprovante de residência atualizado com CEP;
  7. Título de Eleitoral com 2 (dois) últimos comprovantes de votação ou comprovante de quitação eleitoral para os brasileiros;
  8. Diploma da Graduação (frente e verso) ou provisoriamente Certificado/Atestado da Graduação;
  9. Histórico Escolar da Graduação;

10. Solicitação de Matrícula obtida via “Portal do Aluno”, assinada pelo Aluno e Orientador;

11. Formulário de Cadastro Geral preenchido pelo Aluno, disponível no “Portal do Aluno”;

12. Formulário de Informações de status no curso / Bolsa de Estudos preenchido pelo Aluno, disponível no “Portal do Aluno” (Preenchimento para todos os alunos);

13. Formulário de Declaração de Aceite do regimento do Curso preenchido e assinado pelo Aluno, disponível no “Portal do Aluno”;

14. Formulário de Aceite do Aluno pelo Orientador, preenchido e assinado pelo Orientador;

15. Uma foto tamanho 3x4cm.

 

10. DAS BOLSAS DE ESTUDOS

Os alunos que solicitarem bolsa de estudo e que indiquem a possibilidade de dedicação exclusiva ao curso (ambas no formulário de inscrição) concorrem a bolsas de estudo sob administração da Coordenação do curso, concedidas por agências de fomento. As bolsas serão alocadas conforme sua disponibilidade e de acordo com a classificação dos candidatos. É previsto que a divulgação da lista de alunos contemplados com bolsa de estudo ocorra conjuntamente com a divulgação da lista dos alunos aprovados no processo seletivo.

 

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos e não previstos por este edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Pós-graduação em Engenharia Biomédica.

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/processo-seletivo/anteriores/2012q1/edital-012012/