Dúvidas Frequentes

 

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica – Dúvidas Frequentes – discentes

 

Matrícula
  • Quando?

Acesse  http://propg.ufabc.edu.br/matriculas e selecione a aba Datas.

  • Como?

Acesse http://propg.ufabc.edu.br/matriculas e selecione a aba Matrícula. Em procedimentos selecione Ingressantes ou Veteranos, a depender da sua situação. Leia atentamente aos procedimentos antes de proceder com a matrícula.

Disciplinas  

  • Quais?

Acesse http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/matricula antes da matrícula para saber quais disciplinas serão ofertadas no quadrimestre, seus respectivos horários e docentes.

  •  EBM 119 – Estágio em Docência

Ingressantes a partir do 1º Quadrimestre DE 2015 e que não optaram pela mudança para o regimento antigo da pós-graduação:

Segundo NOVAS Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em EBM da UFABC, publicada no BS 481 em 31/07/2015 (http://ebm.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2012/03/Novo_regimento_boletim_servico_ufabc_481.pdf), em seu Art.8º, discentes que são bolsistas CAPES devem OBRIGATORIAMENTE cursar a disciplina de Estágio em Docência. Demais discentes podem optar por cursar a disciplina, caso tenham interesse, e a mesma contabilizará como créditos livres.

Ingressantes até o 3º Quadrimestre 2014 ou que optaram pela mudança para o regimento antigo da pós-graduação:

Segundo as Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em EBM da UFABC, versão em vigor de 2011 a 2015, (http://ebm.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2014/03/EBM_normas.pdf), em seu Art.5º, a disciplina de Estágio em Docência deve ser OBRIGATORIAMENTE cursada por todos os discentes.

Informações sobre a disciplina em (http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/ebm-119-estagio-em-docencia/)

  • Seminários I, II e III

É OBRIGATÓRIO que todos os discentes cursem pelo menos 4 créditos em disciplina de Seminários, isto é, é obrigatório cursar duas disciplinas de seminários, visto que cada uma possui 2 créditos.

Informações sobre as disciplinas em (http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/disciplinas/ebm101-seminarios-em-engenharia-biomedica/)

  • ED 001 – Elaboração de dissertação

TODOS os discentes que JÁ CONCLUÍRAM OS CRÉDITOS EM DISCIPLINAS OU QUE NÃO IRÃO CURSAR DISCIPLINAS DURANTE O QUADRIMESTRE por outros motivos DEVEM SE MATRICULAR EM ED 001.

  • Disciplinas de outros programas de Pós-Graduação na UFABC

Discentes pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em EBM podem cursar disciplinas pertencentes a outros programas de pós-graduação da UFABC, e os créditos de tais disciplinas contabilizarão como créditos livres.

  • Cancelamento de disciplina

APENAS alunos regulares. Para consultar prazo e procedimentos entre em: http://propg.ufabc.edu.br/cancelamento-disciplinas.

Qualificação  

SEMPRE CONSULTAR Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica – UFABC (Título VI – DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO)

 

  • Quando?

ATÉ 18 meses APÓS A MATRÍCULA INICIAL.

Em caso de dúvida quanto à data de ingresso, consultar a informação via Portal do Aluno (http://200.133.215.72:8080/aluno/login.jsp), no arquivo Extrato de Notas da aba Relatórios.

  • Prazo – Inscrição

NO MÍNIMO 30 DIAS ANTES da data pretendida para a qualificação. É necessário que o discente tenha cumprido NO MÍNIMO 75% dos créditos em disciplinas E possua proficiência em inglês comprovada.

Exemplo: Supondo que a data de ingresso foi em 02/02/2015, o exame de qualificação deve ser realizado até 02/08/2016 e a inscrição na secretaria até 03/07/2016.

Atenção: O discente deve atentar também para o calendário acadêmico (http://propg.ufabc.edu.br/calendario-academico/) quanto a feriados.

  • Banca

Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares  (Presidente + 02 avaliadores, sendo pelo menos 01 externo ao programa) e 03 suplentes, sendo pelo menos 01 externo ao programa.

Atenção: orientador e co-orientador NÃO PODEM SER MEMBROS da banca de qualificação e PELO MENOS um membro TITULAR DEVE SER EXTERNO AO PROGRAMA. O PRESIDENTE da banca deverá ser membro do PPGEBM.

  • Agendamento e documentação

Consultar (http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacaosolicitacao-de-bancas)

Consultar site da ProPG (http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa ) e as Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em EBM.

  • Consultar também:

(http://ebm.ufabc.edu.br/qualificacao-defesa-versao-final/)

Defesa  

SEMPRE CONSULTAR as Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da UFABC. (Título VII – DA DISSERTAÇÃO)

 

  • Quando?

ATÉ 24 meses APÓS A MATRÍCULA INICIAL.

Em caso de dúvida quanto à data de ingresso, consultar a informação via Portal do Aluno, no arquivo Extrato de Notas da aba Relatórios.

  • Prazo – Inscrição

NO MÍNIMO 30 DIAS ANTES da data pretendida para a qualificação. É necessário que o discente tenha cumprido os 56 CRÉDITOS requeridos E participado de evento científico OU ser coautor de trabalho em anais de congresso científico OU submetido artigo científico relacionado à dissertação em revista indexada.

  • Banca

Indicação de pelo menos 06 nomes: 03 titulares (pelo menos 01 externo ao Programa) e 03 suplentes (pelo menos 01 externo ao Programa).

Atenção: ORIENTADOR participa da banca como PRESIDENTE e PELO MENOS UM membro TITULAR e UM SUPLENTE DEVEM SER EXTERNOS AO PROGRAMA.

  • Agendamento e documentação

Consultar (http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacaosolicitacao-de-bancas)

Consultar site da ProPG (http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa ) e as Normas Internas do Programa de Pós-Graduação em EBM.

  • Consultar também:

(http://ebm.ufabc.edu.br/qualificacao-defesa-versao-final/)

Alunos Especiais  

CONSULTAR normas da Comissão de Pós-Graduação para admissão de aluno especial em disciplinas da pós-graduação, Resolução da CPG nº 8/2015 (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Resolu%C3%A7%C3%A3o-08_2015_-Admiss%C3%A3o_Aluno-Especial-BS-474.pdf)

 

  • Inscrição, seleção e matrícula

Acesse (http://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/ppgebm-alunos-especiais-2/) e verifique procedimentos para inscrição nas disciplinas do curso, bem como critérios para seleção dos candidatos inscritos.

A lista de candidatos selecionados é informada no mesmo site, de acordo com calendário estabelecido pela PROPG.

  • Disciplinas

A cada quadrimestre são informadas as disciplinas ofertadas pelo curso que  ACEITAM inscrições de ALUNOS ESPECIAIS (AE). O número de vagas para alunos especiais depende do número de alunos regulares matriculados na disciplina em questão: no máximo 50% do número de alunos regulares matriculados ou, para o caso de turmas com até 10 alunos regulares matriculados, máximo de 05 vagas para AE

  •  Créditos

O APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS cursados como aluno especial é regulamentado pela Resolução da CPG n º 15/2015, em seu Art.2º, (http://propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/Resolu%C3%A7%C3%A3o-da-CPG-n%C2%BA-15-de-25.11.15.pdf).

 

 

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/duvidas-frequentes/