↑ Voltar para Graduação

Perguntas frequentes

  • O que faz o Engenheiro Biomédico?

O Engenheiro Biomédico é um profissional com formação interdisciplinar, com base conceitual e habilidades para atuar no equacionamento, levantamento de dados e solução de problemas na área da saúde e biologia num contexto mais amplo. Esse profissional pode atuar em atividades de projeto, produção, gestão e controle de qualidade de dispositivos biomédicos em organizações de saúde pública e privada. Pode atuar também em atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos e dispositivos biomédicos para uso em prevenção e diagnóstico de doenças, terapia e monitoração de sinais vitais, reabilitação, tecnologia assistiva e melhora do desempenho humano no contexto esportivo.

  • Quais são as características do curso de Engenharia Biomédica na UFABC?

Curso: Engenharia Biomédica. Diplomação: Engenheiro Biomédico. Carga horária total do curso: 3600 horas (no mínimo), estágio: 168 horas. Duração típica: 5 anos. Turno de oferta: Matutino e Noturno. Número de vagas por turno: 63 / 62. Campus de oferta: São Bernardo do Campo.

  • Como é o curso de Engenharia Biomédica na UFABC?

O projeto pedagógico do curso de Engenharia Biomédica é inovador e é norteado pelo projeto pedagógico da Universidade Federal do ABC, o qual foi desenvolvido com base no documento “Subsídios para a Reforma da Educação Superior“, escrito pela Academia Brasileira de Ciências e na “Declaração de Bolonha“, escrita pelos ministros de educação europeus. O curso de Engenharia Biomédica na UFABC é bastante multidisciplinar e o aluno tem que cursar disciplinas nas áreas de exatas, biológicas e humanas, e há bastante liberdade para o aluno escolher quais disciplinas ele deseja cursar para montar seu currículo dentro de uma matriz de opções. Em geral, para cursar Engenharia Biomédica na UFABC, primeiro o aluno cursa o Bacharelado em Ciência e Tecnologia por três anos e então cursa Engenharia Biomédica nos últimos dois anos.

  • Qual é o horário das disciplinas?

O curso de Engenharia Biomédica é oferecido em duas turmas, matutino e diurno, e geralmente você terá aulas em todo o período. Veja os horários das aulas na página da graduação da UFABC: http://prograd.ufabc.edu.br/.

  • Em qual Campus (SA ou SBC) ocorre a oferta de disciplinas?

Campus de São Bernardo do Campo.

  • O curso de Engenharia Biomédica da UFABC é reconhecido pelo CREA?

Sim. A Câmara do CREA concedeu atribuições do artigo 9º da Resolução 218/73 aos portadores de diploma de Engenharia Biomédica pela UFABC, limitada às atividades relativas aos serviços, aos materiais, aos dispositivos e sistemas de auxílio a motricidade e locomoção de seres vivos, aos instrumentos e aos equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos de imagenologia de aferição, monitoração, reprodução e ressuscitamento de sinais vitais da área médico-odonto-hospitalar, com o título profissional de Engenheiro(a) Biomédico.

  • Como posso ingressar no curso de graduação na UFABC?

Pelo Enem ou por transferência. Mais informações devem ser obtidas diretamente com a Pró-Reitoria de Graduação. Para transferência externa, de aluno de outra Universidade, a UFABC abre anualmente edital para este processo.

  • Quanto custa o curso de Engenharia Biomédica na UFABC?

0 (zero), assim como qualquer outro curso na UFABC.

  • Eu pretendo construir um equipamento para a área de saúde, neste curso eu aprendo como fazer equipamentos?

Provavelmente o curso de engenharia Biomédica não irá ensinar a construção de um equipamento específico, a formação é mais generalista. Mas você vai aprender importantes fundamentos para o projeto, desenvolvimento e construção de equipamentos e você poderá interagir com pessoas de outros cursos (por exemplo, Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, Engenharia de Informação e outros) para que possa aprender conceitos específicos extra-classe que permitam o desenvolvimento do que você tem em mente.

  • Faço engenharia em outra faculdade, vocês aceitam transferência?

Sim, converse com o pessoal da pró-reitoria de graduação sobre isto: http://prograd.ufabc.edu.br/.

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/graduacao/perguntas/