↑ Voltar para Graduação

Trabalho de Graduação

Documentos CECS

Informações Engenharia Biomédica

Dúvidas sobre TG da Engenharia Biomédica

  • O que é o TG? Como ele funciona?

O Trabalho de Graduação é uma das disciplinas obrigatórias para a formação do aluno em todos os cursos de engenharia, consiste em trabalho de Síntese e Integração dos Conhecimentos e é dividida em 3 quadrimestres (TGI, TGII e TGIII).

O TG deve abordar um tema pertinente ao curso de Engenharia Biomédica e sob a orientação de um Professor Orientador escolhido pelo aluno dentro do quadro dos docentes do curso.

Em cada um dos quadrimestres (TGI, TGII e TGIII) uma etapa específica deve ser cumprida. Como regra geral, no TGI deverá ser escrito o projeto (plano de trabalho) que dará subsídio ao relatório final, no TGII deverá ser cumprida a maior parte das etapas propostas no plano de trabalho para a obtenção dos resultados a serem apresentados no relatório final e, no TGIII redação do relatório final e defesa deste para banca avaliadora.

Maiores informações: Resolução ConCECS n° 17Normas específicas do Trabalho de Graduação da EBM

  • Em que momento da minha graduação devo iniciar o meu TG? Existe uma porcentagem de curso completado recomendada?

O aluno poderá se matricular em TGI após cumprimento de 70% das disciplinas obrigatórias, ou seja, deverá ter um Coeficiente de Progressão (CPK) mínimo de 70% (CPK ≥ 0,7) no curso de Engenharia Biomédica.

  • Como e quando faço minha matrícula no TG?

A matrícula deverá ser feita junto a Divisão Acadêmica do CECS, na primeira semana letiva de cada quadrimestre, mediante preenchimento de uma ficha de inscrição com assinatura do Orientador.

  • Para um TG na Engenharia Biomédica, meu orientador deve ser da Engenharia Biomédica? Posso ter um orientador de outro curso?

O Professor Orientador, devidamente aprovado pela Coordenação de curso, poderá ser vinculado a uma instituição externa ou outro curso, desde que o Professor Coorientador seja da Engenharia Biomédica.

  • Devo escolher meu orientador e falar com ele antes da matrícula no TG? Isto é, no momento da matrícula, já devo ter orientador definido?

Sim, para a matrícula você deverá ter a anuência de um Orientador.

  • Posso me matricular em mais de um dos TGs ao mesmo tempo/no mesmo quadrimestre? Ex: Posso me matricular em TG1 e TG2 no mesmo quadrimestre?

Não, o aluno deverá se matricular em cada TG por quadrimestre. Mesmo em caso de pedido de aproveitamento, havendo deferimento por parte do Coordenador do Trabalho de Graduação do curso, os conceitos de TGI, TGII e TGIII serão lançados no Sistema Acadêmico da UFABC em três quadrimestres distintos sequenciais, a partir do quadrimestre em que houve a solicitação de aproveitamento ou no quadrimestre subsequente, caso a solicitação tenha sido realizada no período de recesso acadêmico.

  • Dentro da Engenharia Biomédica, é possível fazer o TG em dupla?

Sim, desde que haja deferimento por parte do Coordenador do Trabalho de Graduação do curso. Ainda, caso o trabalho seja feito em dupla, cada aluno deverá apresentar relatório individual de participação nas disciplinas TGII e TGIII.

  • Como o conceito I (incompleto) é atribuido?

Segundo as Normas específicas do Trabalho de Graduação em Engenharia Biomédica, “A avaliação das disciplinas de TGI e TGII será feita pelo Professor Orientador do Trabalho de Graduação, em conjunto com o Professor coorientador, quando houver. “; “O Conceito I (incompleto) não poderá ser utilizado para TGI e TGII.” e “O Conceito I (incompleto) poderá ser utilizado no caso da disciplina de TGIII, devendo ser substituído pelo conceito final (A – F) no quadrimestre subsequente.”. Logo, converse mais com seu orientador.

  • É possível alterar o tema de TGIII, diferente do que foi apresentado ao orientador?

Em princípio você pode alterar tema e substituir orientador de TG a qualquer momento, desde que o orientador (atual ou o novo) esteja de acordo e não comprometa o atendimento do calendário acadêmico e cronograma com seu orientador (atual ou o novo). Caso você e orientador julguem que você não conseguirá terminar o TGIII no quadrimestre em que está matriculado, seu orientador pode atribuir o conceito I (incompleto).

Link para trabalhos de graduação III submetidos em 2019

 

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/graduacao/trabalho-de-graduacao/