↑ Voltar para Pós-graduação

Linhas de pesquisa

1 – Biomecânica, reabilitação e tecnologia assistiva

Foca o estudo do movimento humano integrando conceitos e princípios específicos para a investigação e identificação de ferramentas úteis à reabilitação humana, bem como os mecanismos de adaptação gerados pelo aparelho locomotor em respostas as demandas mecânicas geradas pelo movimento humano. Estudo de tecnologias para a assistência e a reabilitação de indivíduos com deficiências, permitindo a melhoria da qualidade de vida ou a reinserção destes indivíduos na sociedade.

Docentes que trabalham nesta linha: Prof. Daniel Boari Coelho, Prof. Marcos Duarte, Profa. Maria Elizete Kunkel, Prof. Reginaldo K. Fukuchi e Prof. Renato N. Watanabe.

2 – Dispositivos médicos

Tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de novos dispositivos médicos para diagnósticos, monitoramento e terapias nas diversas áreas da saúde, bem como o desenvolvimento de instrumentação aplicada. Contempla temas de pesquisa focados em dispositivos biomédicos para diagnóstico e terapia, incluindo também dispositivos implantáveis, materiais biocompatíveis, engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Para tanto busca integração com as áreas de Biomecânica e Sistemas Computacionais para adoção de parâmetros e requisitos biofuncionais, bem como a modelagem na avaliação do desempenho de dispositivos e métodos.

Docentes que trabalham nesta linha: Profa. Christiane B. Lombello, Prof. Daniel Papoti, Prof. Erick Dario L. B. Camargo, Profa. Ilka T. K. Prates, Profa. Juliana Daguano, Prof. Olavo L. Silva, Profa. Patricia A. da Ana, Profa. Sonia M. Malmonge, Prof. Thiago R. Oliveira.

3 – Sistemas computacionais aplicados à saúde

Tem por objetivo o desenvolvimento e a aplicação de métodos matemáticos e computacionais em diversos setores da saúde, contemplando modelagem de sistemas biológicos e biomédicos, bioinformática e sinais biológicos, imagens médicas e informática em saúde.

Docentes que trabalham nesta linha: Prof. Diogo Coutinho Soriano, Prof. Fabio Godinho, Profa. Fernanda Nascimento Almeida, Prof. Fernando Silva de Moura, Prof. Harki Tanaka, Prof. João Loures Salinet Jr., Profa. Priscyla W. T. Simões.

 

Veja nos videos abaixo exemplos de projetos de pesquisa realizados no programa.

 

Biomecânica:

 

Biofotônica:

 

Bioinstrumentação:

 

Biomateriais:

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/linhas-de-pesquisa/