Pós-graduação

Mestrado acadêmico (stricto sensu) em Engenharia Biomédica

E-mail do programa: ppgebm@ufabc.edu.br

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da UFABC tem por objetivo a formação de recursos humanos e profissionais qualificados para atuar em desenvolvimento e inovação; devem ser capacitados a gerar, desenvolver e aplicar novos conhecimentos científicos e técnicos na área da saúde. A formação deste profissional dar-se-á através de uma abordagem interdisciplinar, em diferentes áreas do conhecimento, tais como dispositivos implantáveis e biomateriais, biomecânica, reabilitação e tecnologia assistiva, modelagem e simulação de sistemas em saúde, imagens médicas, dentre outras; visando à promoção da área de saúde através do desenvolvimento de sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos agregados.

O curso de Mestrado em Engenharia Biomédica na UFABC segue o modelo clássico de mestrado em que o aluno, num prazo máximo de 24 meses, deve cursar disciplinas de Pós-Graduação, conduzir um projeto de pesquisa orientado por um professor do programa, redigir uma dissertação sobre o trabalho conduzido e  apresentá-lo para uma banca de professores numa defesa oral.

Em geral, o aluno precisará dedicar uma boa quantidade de tempo para cursar o Mestrado, mas é possível cursá-lo e trabalhar desde que você consiga assistir às aulas das disciplinas (tipicamente as disciplinas ocorrem 2 a 3 vezes por semana à tarde ou a partir das 17h). Você e sua orientadora decidem como você vai se dedicar às outras atividades de seu mestrado.

O Mestrado é gratuito e não há taxas. É possível obter bolsa de estudos ou pelo próprio programa ou por agências de fomento (por exemplo, Fapesp). No caso de você receber bolsa de estudos, você não deve trabalhar ou no máximo exercer uma função remunerada que tenha relação com o mestrado (por exemplo, ministrar aulas com muito baixa carga horária).

Nós realizamos dois processos seletivos por ano, um por volta de maio e o outro por volta de outubro.

Para saber mais sobre Pós-Graduação em geral clique aqui para visitar o site do MEC, visite o site da Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFABC ou este link.

 

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/pos-graduacao/