»

Graduação na Europa fica mais próxima de estudantes da UFABC

Graduação na Europa fica mais próxima de estudantes da UFABC.

O sonho de cursar o ensino superior em uma instituição de renome internacional não é mais uma distante utopia para os alunos dos cursos de licenciatura da UFABC. Desde agosto, sete estudantes da Universidade que buscam se tornar licenciados em áreas como Química, Física e Biologia estão matriculados na Universidade de Coimbra, em Portugal. A expectativa é que passem dois anos por lá e, ao voltar, conquistem a dupla titulação, obtendo o diploma de Coimbra e o da UFABC.

Os estudantes selecionados recebem 600 euros mensais, hospedam-se em alojamentos e têm as passagens de ida e volta custeadas pela Capes. Um dos pré-requisitos para ser escolhido é ter cursado ao menos uma parte do ensino fundamental e o médio integralmente em escola pública. “Esse projeto é ótimo porque traz para a graduação uma possibilidade que antes só havia para o doutorado. Agora é possível obter uma bolsa para cursar o ensino superior fora do Brasil”, explica a coordenadora do Programa Licenciaturas Internacionais da UFABC, Maria Inês Ribas.

“Aqui em Portugal, a gente descobre uma forma de ensinar diferente da brasileira”, explica Alison Alves Ortega, um dos bolsistas da Licenciatura em Biologia da UFABC, que pretende, na volta ao Brasil, tornar-se professor de ensino fundamental e médio para” ajudar a elevar o nível da educação no Brasil”.

Segundo a professora Maria Inês, Portugal foi escolhido como primeiro destino pela facilidade da língua, mas a Capes já estuda estender o intercâmbio a outros países da Europa. A professora apresentará, no dia 9 de novembro, palestra na UFABC sobre o programa em que projeta o processo seletivo para a escolha de mais sete alunos em 2012, em que concorrerão os ingressantes de 2011. Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais da UFABC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
03/11/2011

Link permanente para este artigo: https://ebm.ufabc.edu.br/blog/graduacao-na-europa-fica-mais-proxima-de-estudantes-da-ufabc/